quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Anatomia Como Você Nunca Viu!



E ai gente!

Feriadão chegou hein... semana de comer peixe, tomar um vinho...
Algumas pessoas aproveitam para viajar, outras para descansar no doce lar.
Eu vou optar pela segunda opção. Vou tentar estudar um pouquinho também!

Já falei aqui que eu sou um dos monitores da disciplina de anatomia humana da FAN. Tá até no perfil. Sob supervisão do professor Paulo Sérgio, eu e mais duas meninas tentamos ajudar os alunos com a disciplina, principalmente nas aulas práticas. Eu particulamente, acho bastante divertido. Além de fazer novas amizades, de poder ajudar no aprendizado dos colegas, acabo aprendendo um pouco mais a cada aula que passa. As turmas que eu acompanho é do curso de fisioterapia 1º e 2º semestre nas terças e quintas pela tarde, respectivamente. Mas o professor propôs nos encontrarmos as terças pela manhã para repassarmos alguns conteúdos e principalmente, nos passar técnicas de dissecação de cadáver.
Gente, é extremamente prazeroso você fazer uma dissecação. É muito empolgante quando você começa ver estruturas idênticas com as que se encontram no atlas. Melhor ainda é você saber que foram as suas próprias mãos que ocasionaram isso.
Atualmente, eu estou dissecando o segmento do pé (acho que direito). Segundo o professor, é a região mais difícil de se dissecar. Eu concordo com ele. O pé tem uma camada muito espessa de tegumento, dificultando o corte com o bisturi, deixando-o cego mais rápido. Além disso, tem regiões com muito tecido adiposo, fazendo com que se tenha muita cautela para não lesar nenhuma estrutura que se queira preservar.
No meu trabalho lá a pior parte já passou, que é justamente essa de retirada de tecido adiposo e tegumento. O desafio agora é desenhar a fáscia plantar (planta dos pés), seccionar ela e rebater. Fazendo isso, eu chego na primeira camada dos músculos da região plantar.

Infelizmente, não podemos fotografar. É contra a ética e contra a lei divulgar fotos. Afinal, estamos falando de peças humanas onde o respeito se deve estar em primeiro lugar com aquele que um dia já foi filho de alguém, já possuiu sentimentos e que já esteve no meio de nós.

Em breve conto a vocês como anda os trabalhos lá.


Abraços à todos e bom feriado!

 

Um comentário:

  1. Olá pessoal...
    Sou uma das meninas "monitoras" descrita por Diego.
    vou contar-lhes um poukito da minha experiência. Faço dissecação da mão"direita", é simplesmente incrível. Para mim é sem dúvida uma grande experiência, a cada estrutura descoberta (tendões, retináculo, aponeurose palmar, nervos, músculos...)uma emoção, o sentimento de "nossa" - SEM PALAVRAS.
    Com certeza Diego igual aos atlas de anatomia.
    A parte dorsal da mão foi fácil dissecar,já a parte palmar precisa ter bastante cuidado para não lesionar a aponeurose palmar, estrutura que queremos preservar, a mesma é ponto de fixação distal do Músculo Palmar Longo.
    Particularmente achei difícil dissecar os quirodáctilos (dedos da mão*) devido a contratura p/ flexão(tenho q amarrar-los pra estender).
    Mas vale a pena o resultado final, quando terminar tudo darei o meu parecer aki no seu blog...
    Bjão à todos!

    ResponderExcluir