sábado, 25 de junho de 2011

BOAS NOTÍCIAS!



Boa noite pessoal!

Festejos juninos... muito licor e amendoim... muito forró...
Diante dessa comemoração toda, eu aguardava aqui com muita ansiedade o resultado dos trabalhos submetidos à avaliação para apresentação no VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia que acontecerá no final de julho em Porto de Galinhas - Recife. Dentre os trabalhos aprovados, está o meu. Eu e mais três colegas fizemos uma revisão de artigos científicos que a professora Ana nos disponibilizou. Mesmo com o curto prazo que nós tivemos, o resumo saiu bem caprichado. Ana nos deu uns toques importantes na elaboração do resumo. Acho que conseguimos despertar o interesse dos avaliadores. Falando assim, chega a dar um friozinho na barriga, mas estou muito feliz com isso. Fazer uma apresentação para diversos profissionais da sáude em um congresso desse nível vai ser bacana. Estou ansioso!

Agora é estudar pra não fazer feio!
Logo abaixo vocês podem ver o resumo do trabalho. Nas próximas postagens falarei como anda os estudos e esclarecerei um pouco mais sobre o tema.

Abraços!   

----------------------------------------------------------
EXPRESSÃO DOS FATORES DE REGULAÇÃO MIOGÊNICA EM MUSCULOS ESQUELÉTICOS

Sabemos que o processo de envelhecimento promove alterações fisiológicas pertinentes ao equilíbrio homeostático do corpo humano. Dentre as alterações devido à senescência, podemos destacar o processo sarcopênico presente em pessoas idosas resultando no declínio da capacidade de vida independente. Alguns fatores são descritos como determinantes no desenvolvimento das alterações musculares com a idade. Destacam-se a perda de motoneurônios, alterações hormonais, efeitos inflamatórios, alterações na ingestão proteico-calórica associadas à idade, redução na quantidade de atividade física diária. Os fatores reguladores da miogênese (FRMs) desempenham um papel importante na transcrição de genes musculares específicos durante as várias etapas de diferenciação do tecido muscular, e consequentemente na síntese de proteínas musculares. Dentre eles podemos destacar: Myf5, MioD e Miogenina. O objetivo do trabalho foi analisar as variáveis que podem determinar a expressão dos FRMs no músculo esquelético em animais de experimentação. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de estudos científicos que analisaram a expressão dos FRMs em músculos de camundongos. Todas as referências foram extraídas de artigos devidamente registrados e publicados em revistas reconhecidas internacionalmente. Pesquisas em relação aos mecanismos de ativação desses genes têm apontado para a participação da p38, uma proteína quinase intracelular, onde sinaliza células pluripotentes mesodermal comprometidas com a linhagem miogênica no período embrionário, iniciando assim fatores de transcrição principalmente do MyoD e Myf5, transformando-as em mioblastos.  Pouco se sabe o que leva ao aumento dos níveis desses fatores detectados em camundongos idosos em repouso, ou quando submetidos a sessões de treinamentos. Em testes onde se aplicou injeções intramusculares de bupivacaína, causando a necrose das fibras sem afetar a lâmina basal, células satélites e nervos intramusculares, observou-se a sua capacidade de regeneração onde se fez presente níveis aumentados de MyoD e Miogenina. Diante disso, o MyoD tem sido relacionado com a proliferação de células satélites, e o Miogenina com a expressão de proteínas musculares específicas. Assim, pesquisadores sugerem que o papel fisiológico desses níveis elevados dos FRMs em idosos, seja uma tentativa de formar novas células musculares devido à atrofia muscular, conseqüência da enervação, ou até mesmo do desuso voluntário presente no envelhecimento.

sábado, 18 de junho de 2011



Boa tarde gatinhos e gatinhas!

Hoje, 18 de junho de 2011, dia mais que especial. Dia do casamento do meu grande amigo-irmão Marcus Vinícius. Quero lhe desejar toda felicidade do mundo. Marna acertou na loteria em pedir ele em casamento! hahahaha... Mas é isso. Hoje estarei no melhor estilo nessa comemoração.  Tudo de bom para o casal. Tenho certeza que eles vão ser muito felizes. Marna é um exemplo de mulher! (bate palma ai gente)

Mudando de assunto...
O semestre na FAN terminou. Segunda eu pego o resultado das três últimas disciplinas. Estou um pouquinho tenso com epidemiologia e estatística, mas confiante. Fiz boas provas. Fisiologia tá tranquilo demais.
De férias da FAN e voltando pra UEFS. A greve acabou. Segunda as aulas recomeçam. É um pouco chato não ter "férias", mas tudo bem. Só não queria assistir aula no mês de janeiro. Vamos ver se a UEFS reorganiza o calendário de tal modo que isso não se concretize.

No final de julho estarei indo para um congresso de Geriatria e Gerontologia em Porto de Galinhas - Recife.
Em breve, mais novidades!




É isso...

Abraço apertado em vocês.
A gente se fala!



sábado, 11 de junho de 2011

Vapt-Vupt!




Gente!

Passando rapidinho aqui.
Última semana de aula na FAN... tô enforcado!!
Não pensei em nada para postar aqui. Assim que passar essa turbulência, coloco alguma coisa legal!

Ah! Em breve, tem novidade. Aguardem!
 Joguem energias positivas!!!!

Como ninguém é de ferro, estou saindo nesse exato momento com Kate Middleton pra tomar um choop. Relaxar a mente né? (risos)



Um beijo em vocês... A gente se vê!


Positive Vibration.