terça-feira, 29 de março de 2011

PAPA LEGUAS

E ai Pessoal!

Como todos estão? Espero que tudo bem

Já eu, estou aqui totalmente esgotado. Semana de prova. Os dias de terça-feira me consomem!

07:20 - O despertador toca... hora de levantar. Como eu adoro isso! (risos)
08:10 - Preparação pra entrar na piscina da UEFS. Aula prática de Atividades Aquáticas
09:30 - Fim de aula na UEFS. Corrida para o vestiário, banho e moto acelerada. Destino: FAN
10:00 - Salada de frutas enquanto o professor não chega.
10:20 - Monitoria. Laboratório. Jaleco, luvas e retirada do cadáver do tanque. Início dos trabalhos: dissecação!
13:00 - Fim dos trabalhos. Moto acelerada. Destino: casa (almoçar... ninguem é de ferro)
14:00 - Monitoria. Início da aula teórica: Fisio, 1º semestre.
16:40 - Monitoria. Início da aula prática. Laboratório.
18:20 - Fim da Monitoria. Lanche!
19:10 - Início da aula. Informática em Saúde
21:00 - Fim da aula. Informática em Saúde
21:30 - Moto acelerada. Casa!
22:10 - Visita a Tico e Amom. Problemas técnicos no notebook
00:20 - Casa!
01:20 - Post no blog.

depois de alguns minutinhos... CAMA!

Boa noite à todos!
Voltamos a nos falar em breve.


ZZZzzzzZZZZZzzzzzZZZZzzzz...

sábado, 26 de março de 2011

Frio ou Calor? Eis a questão!

São exatamente 04:09, passando o treino da fórmula 1 na globo, e eu aqui fazendo o meu segundo post no blogger.
Bom diaaaa galeraaa!!

Tava aqui estudando fisiologia e resolvi aproveitar para tirar uma dúvida que rolou em uma discussão entre a galera da Liga BPC.

Nós queimamos mais gordurinhas treinando no frio ou no calor?
De acordo com Guyton, nossa temperatura corpórea normal varia entre 36,5º e 37º C. Acima disso temos um quadro de hipertermia(possível febre) e abaixo um quadro de hipotermia. Jack, do filme titanic, sabe explicar melhor o que é uma hipotermia. Sentiu isso na pele. Dormiu como um bebê nas águas geladas da região norte do atlântico.

Mas voltando ao caso...
Para nos manter vivos, nosso organimo está em constante atividade metabólica. E um dos principais produtos finais dessa atividade além da produção do ATP(energia), é o calor. Quando somos submetidos a uma produção excessiva de calor, como por exemplo, a prática de exercícios vigorosos onde nossa temperatura corpórea pode subir até 40º C, esse calor é dissipado para o ambiente através de diferentes métodos. Podemos citar a convecção e a evaporação como dois desses métodos extremamentes importantes. A convecção consiste na constante troca da corrente de ar que encontra-se em contato com a nossa pele. Um exemplo disso é nós ficarmos na frente de um ventilador ou arcondicionado. O resfriamento do corpo será mais acelerado do que se nós os desligarmos. Já a evaporação é explicada quando nós transpiramos ou até mesmo tomamos banho. As moléculas de água lançadas pelas glândulas sudoríparas para a superfície da pele, têm a finalidade de sequestrar o calor produzido pelo corpo.
Quando fazemos algum tipo de atividade física em ambientes quentes, a nossa temperatura corpórea é elevada rapidamente e tudo que o seu corpo mais deseja é a diminuição do metabolismo, para reduzir também a produção de calor. Devido a essa alta produção de calor, inicia-se o processo de sudorese excessiva e o corpo fica rapidamente debilitado devido a perda de água e alguns sais, deixando assim a queima de gordura comprometida. No caso de lutadores que se enchem de saco por debaixo da roupa para transpirar mais, o que eles têm como objetivo é a perda de peso, uma vez que a perda de água diminui o peso do nosso corpo, afinal somos feitos de 70% de água. Atenção: perda de peso é diferente da perda de gordura.  Já quando a prática é em um ambiente frio, mesmo antes de iniciar a atividade, o metabolismo já se encontra elevado. Isso se dá pelo fato do corpo precisar de calor, coisa que o ambiente não o fornece. Devido a essa necessidade, o exercício físico terá o frio como um aliado para se chegar mais rápido nas reservas energéticas (gordura) e com pouca sudorese.
Portanto, não estranhem ao encontrar alguém praticando corrida no inverno com roupas leves. Elas estão no caminho certo. Mas quero salientar uma coisa: a prática no frio se deve tomar certos cuidados, pois o risco de lesão muscular fica elevado. Um bom aquecimento e alongamento são indispensáveis. O aumento da intensidade deve ser gradual.

E agora!? O que estão esperando!?!?  MEXAM-SE!!!


Um bom final de semana à todos!

Abraços.

quinta-feira, 24 de março de 2011

START

Olá Pessoal!

Faz um tempinho que venho processando essa ideia de criar um blogger objetivando mostrar algumas coisas do meu dia-a-dia como acadêmico de biomedicina e de educação física.
A cada dia que passa, me encanto mais com a área da saúde. Estudar o corpo humano é uma coisa fantástica. A cada dia que passa ele nos revela uma novidade. Uma máquina complexa e perfeita. Desde a uma simples visualização de uma lâmina hematológica no microscópio, ao estudo das estruturas anatômicas do corpo humano, é inexplicável a sensação de descoberta.
Por isso, estou aqui para falar um pouco do que vivencio nas aulas teóricas e nas práticas laboratoriais. Pretendo também colocar alguns materiais e artigos científicos.

É isso... fiquem à vontade para fazer comentários e perguntas. Sabendo ou não, buscaremos juntos o conhecimento!

Abraço.